quarta-feira, 30 de setembro de 2020

"As vantagens de ser invisível"

                                    


                               

Sabe aquele livro que traz uma história profunda, cheia de detalhes doloridos, mas que possui uma narrativa leve que te conduz rapidamente ao seu fim dentro de algumas horas?

“As Vantagens de Ser Invisível”, definitivamente, um deles.

Adianto que os temas em destaque dessa história são: violência sexual e adolescência. Portanto, nada fáceis de serem trabalhados.

No último dia de setembro, mês que propõe conscientização sobre saúde mental e, portanto, de combate ao suicídio, trago a resenha dessa história emocionante escrita por Stephen Chbosky.

O livro conta a história Charlie, um garoto de 15 anos que, buscando se recuperar de uma depressão, tenta levar sua vida adiante depois de perder seu único e, portanto, melhor amigo, que se matou com um tiro na cabeça. Na escola, ele conhece Patrick e Sam, dois novos amigos que vão ajudá-lo na reconstrução do seu sentido de ser, existir, crescer e se relacionar com o mundo a sua volta. Charlie busca expressar seus sentimentos através da escrita e, no início desta história, o que se nota é que ele demonstra uma certa falta de confiança nos seus pais e irmãos e que se consome por uma imensa culpa e saudade pela sua falecida tia, que morreu no dia do seu aniversário.

Pode parecer mais um livro adolescente, mas eu posso te garantir: não é! É um super drama que traz à tona assuntos como abuso infantil, depressão, suicídio e a busca incessante por aceitação e pelo sentido de pertencimento (na escola, na família, no mundo).

Charlie busca, em uma turma de “desajustados”, encontrar aceitação, compreensão e o melhor de tudo: recuperação! E esse caminho acaba trazendo à tona dores do seu passado e que tanto justificam a preocupação de sua família com o seu comportamento e saúde mental, quanto escancaram a verdadeira natureza da sua relação com sua falecida tia, relação essa cujas consequências o levou a tentar cometer suicídio.

Através dessa narrativa, o autor não apenas mergulha nos motivos que levam uma pessoa a se suicidar, mas também convida o leitor a questionar quantas das pessoas ao nosso redor, apesar de parecerem bem, realmente não estavam. Mas que algo sempre pode ser feito por nós, ainda que através de gestos singelos como amor, atenção, escuta e empatia.

O livro convida a uma verdadeira reflexão sobre a importância do diálogo nas relações humanas. Sem dúvidas, a sua mensagem mais importante é: NÃO DESISTA. VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO. SUAS EXPERIÊNCIAS NÃO TE DEFINEM.

Busque ajuda se você não se sentir bem ou forte emocionalmente!

Forte abraço!



Ficha técnica:

Livro: As Vantagens de Ser Invisível

Editora: Rocco

Ano de lançamento: 2007

Autor: Stephen Chbosky

Nº de páginas: 224

Gênero: romance/drama/ficção juvenil


Nenhum comentário:

Postar um comentário